Páginas

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Smash Literário 2014

Olá pessoas queridas!
 Primeiramente, desejo a todos um feliz e abençoado 2014, muitas alegrias, conquistas, vitórias e muita prosperidade! Pra começar bem o ano, as queridas do SPB Katia Cris e Lu Oliveira, idealizaram um projeto de leitura super bacana! Confere aqui no SPB as regras, 
mas se quiser participar só lendo os livros, 
também  tá valendo.
 O importante e sempre estimularmos a leitura,
 porque quem lê, tem seu universo mais feliz! 

 Levei um tempinho definindo essa lista, confesso que ainda tenho duvidas e careço também de sugestões em alguns itens...
 então confere pra ver se vc gostou e se tem algo pra me sugerir ok? 

1.Escolha minha

- O Tempo e o Vento , Erico Verissimo
Depois de assistir a minissérie exibida pela Rede Globo, fiquei encantada com a história de Bibiana e do Capitão Rodrigo, não poderia deixar de ler esse belíssimo romance recheado de historia .

A trilogia O tempo e o vento é a saga mais famosa da literatura brasileira. São 150 anos da história do Rio Grande do Sul e do Brasil que Erico Verissimo compôs em três partes: O Continente , O retrato e O arquipélago -, publicadas entre 1949 e 1962.
Ana Terra e o capitão Rodrigo Cambará são apenas alguns dos personagens inesquecíveis que habitam o mundo de Verissimo. As disputas entre famílias pelo poder, as guerras, a bravura dos homens e a tenacidade das mulheres são alguns dos temas do romance.

2. Um livro clássico

- Orgulho e Preconceito , Jane Austen
Pasmem, ainda não li! O filme é lindíssimo, portanto, leitura obrigatória!

Na Inglaterra do final do século XVIII, as possibilidades de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dote. Elizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso, mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida, iluminista, protofeminista. Neste livro, Jane Austen faz também uma crítica à futilidade das mulheres na voz dessa admirável heroína — recompensada, ao final, com uma felicidade que não lhe parecia possível na classe em que nasceu.

3. Uma comédia

- Sapatólatras Anônimas , Beth Harbinson
Indicação da querida Lu Oliveira, a maquininha de ler !!

Um romance que vai fisgar as leitoras... pelos pés. Quatro mulheres diferentes. Um número de sapato comum e um desejo enlouquecedor por sapatos fabulosos. Neste romance, a mulher de um político controlador, uma viciada em compras, uma atendente de disque-sexo com fobia de lugares abertos e uma babá de uma família infernal (que não liga para sapatos, mas faz qualquer coisa para sair de casa!) se encontram nas noites de terça-feira para trocar sapatos, e, no decorrer, construir amizades que as ajudarão a superar seus mais variados problemas.

4. Um livro baseado em fatos reais

- Catarina, A Grande , Robert K. Massie
Ganhei esse livro da minha querida irmã Nakuxe, e ainda não tinha dado uma chance a ele... adoro esse tipo de historia, me transporta para a época.

Retrato de uma mulher é, antes de tudo, a história de uma pessoa solitária, que nunca gozou de afeto e amizade e, mesmo assim e por isso mesmo, viveu para amar e ser amada, sentimento sublimado pela adoção da Rússia como objeto de seu amor maior, e que teve como reflexos sua modernização – educacional e cultural – e expansão territorial, nos 34 anos em que governou, colocando-a como uma das maiores potências europeias do século XIX. O livro de Robert K. Massie traça um retrato da vida pessoal e pública de Catarina, com referências às próprias memórias da imperatriz e perfis de personagens importantes em sua vida, como a imperatriz Elizabeth, da Rússia, e seu amante e auxiliar Gregório Potemkin.

5. Um romance contemporâneo

 - Redenção de Gabriel , Sylvan Reynard
 O queridinho , estou aguardando ansiosa pelo desfecho dessa linda história de amor!

 Depois do escândalo em que se viram envolvidos em Toronto, Gabriel e Julia se casaram e se mudaram para Massachusetts, onde ele dá aula na Universidade de Boston e Julia faz doutorado em Havard. Agora ela precisa provar que não vive à sombra do marido famoso. Mas parece que Gabriel não está pronto para ver a esposa caminhar com as próprias pernas. Além disso, as coisas entre eles não vão muito bem. Isso porque Gabriel está ansioso para ter um filho, mas Julia quer concluir o doutorado primeiro. Para ver realizado seu sonho de formar uma família, Gabriel terá que enfrentar fantasmas do passado. Será ela capaz de fazer isso? E será que a generosidade de Julia resistirá à ameaça de ver arruinada a carreira que ela tanto se esforçou para construir? "A Redenção de Gabriel" é o desfecho brilhante dessa trilogia que arrebatou leitores no mundo inteiro.

6. Sua série preferida

Difícil viu! Tenho duas séries que me encantam : Outlander, Diana Gabaldon, linda e inesquecível, e Irmandade da Adaga Negra, de J.R.Ward, ficção que relutei pra ler no começo , mas fiquei encantada com a narrativa e as lindas historias de amor contidas no universo dos vampiros .
Como eu já comecei a ler O tempo e o Vento, vou dar segmento a trilogia dessa belíssima serie de Érico Veríssimo .

O Tempo e o Vento é uma série literária do escritor brasileiro Érico Veríssimo. Dividido em O ou história do Brasil vista a partir do Sul - da ocupação do "Continente de São Pedro" (1745) até 1945 (fim do Estado Novo), através da saga das famílias Terra e Cambará. É considerada por muitos a obra definitiva do estado do Rio Grande do Sul e uma das mais importantes do Brasil.

7. Um livro de autor brasileiro
Ainda estou indecisa nesse quesito, mais pra frente eu me decido por Cora ou Cecília Meireles

8. Um livro de suspense

- Garota Exemplar , Gillan Flynn
Confesso que foi bem dificl essa escolha, sou super tendenciosa a romances, mas gostei dessa sinopse, vamos dar uma chance

Uma das mais aclamadas escritoras de suspense da atualidade, Gillian Flynn apresenta um relato perturbador sobre um casamento em crise. Com 4 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo – o maior sucesso editorial do ano, atrás apenas da Trilogia Cinquenta tons de cinza –, "Garota Exemplar" alia humor perspicaz a uma narrativa eletrizante. O resultado é uma atmosfera de dúvidas que faz o leitor mudar de opinião a cada capítulo. Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?

9. Ficção

- Fallen Angels , J.R.Ward
Fiquei encantada com a série da Irmandade, e por sugestão da minha querida irmã Nakuxe, comecei a ler, mas parei, porque ainda estava na depressão pós livro ... vamos dar mais uma chance a ele certo!?

Sete pecados capitais. Sete almas afetadas por esses pecados. Sete pessoas em uma encruzilhada, com uma escolha que deve ser feita. E somente um homem para salvá-las metade anjo, metade demônio. Redenção não é uma palavra que Jim Heron conheça muito bem. Sua especialidade é a vingança e o pecado é seu amigo mais próximo. Mas tudo muda quando ele se torna um Anjo Caído e é encarregado de salvar a alma de sete pessoas de sete pecados mortais. E o fracasso não é permitido. Vin diPietro há muito tempo vendeu sua alma para os negócios, e é o melhor em sua profissão – até que o destino interfere na figura de um durão que pilota uma moto Harley e se autoproclama seu salvador. E então ele conhece uma mulher com olhos azuis e um passado sombrio que o faz questionar seu destino, sua prudência e seus sentimentos. Com um antigo demônio pronto para possuí-lo, Vin tem que se unir com um Anjo Caído não apenas para conquistar sua amada... mas, também, para redimir sua alma.


10. Erótico

- Tentação, Evi Berlim
Último livro da trilogia Luxúria, um erótico bem bacana e atual .

O que acontece quando nos permitimos passar do limite e caímos na tentação? Mischa Kennon não é o tipo de mulher que se deixa dominar, não até conhecer Connor Galloway, um irlandês de olhos verdes, com um ar de autoridade difícil de resistir. Enquanto cumpre com suas obrigações como dama de honra de sua melhor amiga, Mischa se envolve em um relacionamento casual com Connor. Ela está fascinada pela excitação de uma possível dominação, e anseia por mais disputas com ele antes de se render. Só encontra diversão no Clube BDSM Dominação e Prazer, até que Mischa percebe que Connor pode dominar seu coração. Se ceder ao desejo, será demais para ela, ou é a oportunidade de viver um amor que nunca pensou ser possível?

11. Um livro que virou filme ou série de TV

Tenho vários títulos lidos que viraram filme, amo esse gênero, ver meus personagens idealizados no cinema é muito legal. Aguardo ansiosa pela super produção do canal Sony, que comprou os direitos autorais de Outlander e pelas fotos divulgadas na net a serie promete!

- Delírios de Consumo de Becky Blomm, Sophie Kinsella
Não poderia escolher outro, o filme é muito divertido!

Rebecca Bloom é uma garota londrina com um péssimo hábito. É uma consumidora compulsiva. Apesar de ser uma jornalista especializada em mercado financeiro, não consegue controlar as próprias finanças. Endividada até a alma, vive fugindo do seu gerente de banco e procurando fórmulas mirabolantes para pagar a fatura do cartão de crédito. E ainda encontra tempo para se apaixonar. Um romance muito divertido que faz um retrato de quase todas as mulheres que conhecemos.


12. Infanto- juvenil
-Aventuras de Alice no país das maravilhas; através do espelho e o que Alice encontrou lá e outros textos, Lewis Carroll
Um dos clássicos, não poderia deixa-lo de fora

Aventuras de Alice no país das maravilhas' e 'Através do espelho e o que Alice encontrou lá' revelam ao público adulto os perfis psicológicos e as preocupações políticas de seus heróis de infância. Classificados desde 1865, na Inglaterra, como livros infantis, as obras de Carroll mostram-se, aqui, como leitura para adultos.

13. Um livro Histórico

- O Guardião de Livros , Cristina Norton
Adoro as histórias da Familia real e sua Corte Portuguesa, gostei muito dessa resenha

Uma escrava muda conta um segredo guardado durante 200 anos; um escravo apaixona-se por quem não deve; uma carioca leva um português a descobrir as delícias do sexo; um cientista judeu a quem são confiados dois livros raros naufraga nas ilhas Malvinas. Estas são algumas das personagens deste romance, que nos narra a vida de Luís Joaquim dos Santos Marrocos, um bibliotecário hipocondríaco que, em 1811, atravessa o Atlântico rumo ao Brasil acompanhado por 76 caixotes cujo conteúdo era verdadeiramente precioso: no seu interior seguia a Real Biblioteca do Palácio de Ajuda, inicialmente esquecida no cais de Belém aquando da saída apressada da Corte portuguesa para o Brasil em 1808. A autora descreve-nos uma vida rica em acontecimentos inesperados, onde a ironia se mistura com momentos comoventes

14. Policial
Definitivamente, será o mais difícil!! Super aceito sugestões!

 15. Autor não inglês
Já li alguns títulos, e no momento, me deu branco! Aceito sugestões tb!


16. Um livro ainda não lido do meu autor preferido

Tenho vários autores preferidos, mas  tenho um amor incondicional por Rosamunde Pilcher, que  me foi apresentada pela minha irmã Nakuxe, a quem agradeço imensamente por sempre incentivar , dividir leituras e heróis literários comigo. Irmã, meu eterno agradecimento a você, te amo!

- Montanhas Silvestres, Rosamunde Pilcher

Victoria Bradshaw apaixonou-se por Oliver Dobbs, um dramaturgo londrino, quando tinha apenas dezoito anos. De início esse amor era correspondido até que ele a deixou e desapareceu sem deixar rasto. Agora, anos mais tarde, Oliver aparece à sua porta, viúvo, e com um filho de dois anos nos braços. Victoria não consegue deixar de o aceitar. Os três partem numa viagem à Escócia, que se torna numa odisseia de descobertas. Um romance sobre as relações humanas, tão reais como as vividas por qualquer leitor, e sobre um amor tão rico e tão imprevisível como acontece nos sonhos.

17. Um livro que abandonei

- O Historiador, Elizabeth Kostova
Estava eu em mais um momento “deslivrada”, aguardando os lançamentos futuros da Diana Gabaldon, quando ganhei esse livro da minha irmã Nakuxe, e para sua decepção, o abandonei. Hora perfeita para retomá-lo

Certa noite bem tarde, ao explorar a biblioteca do pai, uma jovem encontra um livro antigo e um maço de cartas amareladas. As cartas estão todas endereçadas a 'Meu caro e desventurado sucessor', e fazem mergulhar em um mundo com o qual ela nunca sonhou - um labirinto onde os segredos do passado de seu pai e o misterioso destino de sua mãe convergem para um mal inconcebível escondido nas profundezas da história. As cartas fazem alusão a um dos poderes mais maléficos que a humanidade jamais conheceu, e a uma busca secular pela origem desse mal e sua erradicação. É uma caça à verdade sobre Vlad, o Empalador, o governante medieval cujo bárbaro reinado gerou a lenda de Drácula. Gerações de historiadores arriscaram reputação, sanidade, e até mesmo as próprias vidas para conhecer essa verdade. Agora, uma jovem precisa decidir continuar ou não essa busca - e seguir seu pai em uma caçada que quase o levou à ruína anos antes, quando ele era um estudante universitário cheio de energia e sua mãe ainda era viva.

18. Um livro que me fez chorar

Sou perita nesse quesito!! A mais chorona
, a mais emocionada!!! Faria uma lista imensa de vários livros que me fizeram chorar, mas a postagem ficaria enoooorme!!
E atualmente estou sem nenhum titulo que me faça chorar!!
Gentileza me darem sugestões, e por favor, daqueles bem densos ta!!


19. Um livro que marcou minha adolescência

- Uma rua como aquela , Lucilia Junqueira Prado
Um livro muito bacana, que sempre deixou saudade, li aos 14 ou 15 anos, hora de reler

"Uma Rua Como Aquela", de Lucília Junqueira de Almeida Prado, marcou, no começo dos anos setenta, a renovação da literatura brasileira destinada a jovens, hoje um dos mais importantes segmentos da indústria editorial brasileira. Sem ser datada, a narrativa transcorre num recorte no tempo bem delimitado pelos fatos e personagens reais do final da década anterior. Fala das conquistas espaciais da época, que repercutiam no Brasil como esperança de que os progressos científicos pudessem levar a humanidade a um futuro de paz e prosperidade.

20. Narrativa masculina

- O Lado Bom da Vida, Matthew Quick
Indicação da querida Lu Oliveira, que gostou muito da leitura

Pat Peoples, um ex-professor de história na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados".
Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, sua esposa negando-se a aceitar revê-lo e seus amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora um viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida.
À medida que seu passado aos poucos ressurge em sua memória, Pat começa a entender que "é melhor ser gentil que ter razão" e faz dessa convicção sua meta. Tendo a seu lado o excêntrico (mas competente) psiquiatra Dr. Patel e Tiffany, a irmã viúva de seu melhor amigo, Pat descobrirá que nem todos os finais são felizes, mas que sempre vale a pena tentar mais uma vez.
Um livro comovente sobre um homem que acredita na felicidade, no amor e na esperança.

21. Chick List que a personagem principal é uma mulher independente

Ainda estou em duvida nesse quesito, tenho 3 títulos pré-definidos:

- Chá de Sumiço, Marian Keyes
-O Bom Partido, Carly Phlillips
- Perdida, Carina Rossi

Ao longo do tempo me defino por um dos três ou escolho outro

Espero que gostem!
Ate a próxima!
Beijos








6 comentários:

  1. Adorei sua lista!! :D
    Então, policiais tem alguns bem bons. Tem a trilogia Beleza Mortal, trilogia Millenium... adorei todas!
    Autor não inglês tem o Frederico Moccia (italiano), que escreveu "Desculpe se te chamo amor" e "Desculpe quero casar contigo". Ele tem mais dois ou três livros dele que ainda quero ler.
    Bora ler, amiga! ;)
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Trilogia Millenium não me chamou atenção K, por isso não foi pra lista!
      Frederico Moccia eu tentei ler nas ferias, não engatou, mas quem sabe dou mais uma chance pra ele!

      Excluir
  2. Amei sua lista Ceci
    acho que temos gostos literários parecidos, por favor vá comentando-os conforme for lendo
    pq tem uns titulos + sinopses aí acima que gostei
    vou esperar seu feedback para adicioná-los à minha lista de leituras
    bjkass amore

    ah...sugestão para livro que te fez chorar: Como eu era antes de vc, de Jojo Moyes, pode ler sem medo...é lindo e denso como vc gosta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja li Leilocaaaa!!! Outro please! E sim, me acabei de chorar com o Will ...

      Excluir
  3. Ceci...adorei sua lista.
    Estou tentada a incluir Garota Exemplar na minha lista tbm!
    Bora ler muiiiito amiga!
    Bjssss
    Vanessa

    ResponderExcluir

Adoro um recadinho!
Desde já muito obrigada por sua visita!!
Beijos